A pesquisa de ancestrais italianos para o processo de cidadania é uma das etapas mais importantes antes de entrar com o requerimento.

Muitas famílias não pensam a longo prazo e não guardam certidões de antepassados. Isso pode levantar dúvidas se há mesmo parentesco ou se é possível requerer com certidões faltando.

No processo, é necessário comprovar que há vínculos com o país através de documentos, que, muitas vezes, só podem ser encontradas na Itália após uma longa e extensa busca.

Para te dar um norte, foram criadas algumas ferramentas, como plataformas que disponibilizam árvores genealógicas e outros tipos de documentação. Entretanto, nem sempre são eficazes.

Quer saber a melhor forma de realizar a pesquisa de ancestrais italianos? Nós vamos te explicar como encontrar tudo que precisa sobre seu parente e te ajudar a dar mais um passo para se tornar cidadão italiano.

Qual é a importância da pesquisa de ancestrais italianos para processo de cidadania?


Existe uma lei italiana que garante descendentes tenham a aprovação garantida. Entretanto, para o jus sanguinis (direito de sangue) valer, é fundamental encontrar documentos que comprovem parentesco com o antepassado.

Existem apenas duas exceções:

  • O parente é realmente italiano? - é fundamental investigar o local do nascimento, já que diversas regiões da Itália foram dominadas por estrangeiros. O antepassado precisa ter falecido após 17 de março de 1861, ano de unificação do país. Caso seja de Veneto, precisa ter falecido após 22 de outubro de 1866.

  • Linha materna - Até 1º de janeiro de 1948, mulheres não tinham direito de transmitir a cidadania para os filhos. Caso seu antepassado seja uma italiana, verifique a data de nascimento. Pode ser que precise entrar com uma ação judicial solicitando o direito reconhecido.


 

Quais são os documentos necessários para requerer cidadania italiana?


Separamos uma lista com as certidões fundamentais a serem apresentadas no Consulado ou na Comune para que a aprovação seja concedida. Anote:

Seus documentos

1. Árvore genealógica
2. Ficha de Cadastro para requerimento
3. RG, CPG, Título de Eleitor (Cópia e Original)
4. Comprovante de Residência (no máximo, de 6 meses)
5. Certidão de registro civil em inteiro teor apostilados, em segunda via original, recentes
e em bom estado.

Documentos dos ancestrais

1. Certidão de casamento
2. Certidão de óbito
3. Certidão de Naturalização (se houver)
4. Certidão Negativa de Naturalização
5. Estratto dell’Atto di Nascita emito pelo Comune competente OU Certidão de Batismo, emitido pela Paróquia local.

 

A importância da árvore genealógica


A árvore genealógica, além de ser fundamental para o processo de solicitação de cidadania, ainda pode dar um norte de como iniciar a pesquisa.

Comece a conversar com seus parentes mais velhos e vá preenchendo nomes e dados de você até o ancestral.

Para te auxiliar, pode contar com o site My Heritage. É possível montar de maneira intuitiva. É só adicionar as informações que a linha será montada automaticamente.

 

Como realizar a pesquisa de ancestrais italianos?


Se seu parente não está vivo e sua família não guardou um ou mais itens da lista que apresentamos acima ou você está em dúvida se tem direito ou não, precisará realizar a pesquisa de ancestrais italianos.

Existem algumas alternativas. Saiba quais são:

 

My Heritage também facilita a pesquisa de ancestrais italianos


Além de ajudar a montar a árvore genealógica, o My Heritage disponibiliza uma lista extensa de registros históricos. Muitos são exclusivos, ou seja, não encontrará em outro lugar.

O período de teste dura 14 dias. Caso goste, pode contratar por mais meses.

 

Family Search 


O FamilySearch é um dos sites mais utilizados para busca de documentos cidadania italiana, pois reúne certidões de nascimento, casamento, falecimento e imigração de vários países.

É um dos bancos mais completos disponíveis e pode ser usado gratuitamente, desde que seja feito um cadastro inicial.

A plataforma, em si, também ajuda na organização, pois permite a criação de caixas de documentos para que separe o que encontrou.

Pode ser usado em desktop através do site ou pelo celular, por aplicativo disponível para IOS e Android.

 

Cognomix é exclusivo para pesquisa de ancestrais italianos


O Cognomix é exclusivo para quem possui ancestrais italianos. Por lá, é possível encontrar um guia com origem e significados de alguns sobrenomes e entender a distribuição em regiões da Itália.

Se você estiver completamente perdido, as informações presentes na distribuição serão muito úteis, já que te ajudará a definir uma lista de busca.

 

Antenati


Se você tiver domínio do idioma, pode acessar o Antenati.

O site é administrado pela Direção Geral dos Arquivos e do Ministério do Patrimônio Cultural e Atividades e Turismo da Itália.

É completo e gratuito. Os únicos pontos são que: não está disponível em português e ainda não é possível acessar informações de todas as regiões.

 

encontrar parentes na Itália

 

A maneira mais fácil de encontrar documentos italianos


Apesar da pesquisa através da internet ajudar e muito, principalmente para entender as regiões com maior incidência do sobrenome, os resultados não são garantidos.

Por isso, se você precisar de fato entender se tem direito a requerer a cidadania ou se não tem todos os documentos para dar entrada no processo, recomendamos que busca uma empresa especializada em pesquisa e busca de documentos.

Os especialistas em pesquisa genealógica e documentos históricos, além de garantirem entrega de resultados, podem te dar respostas mais rápidas.

Como estão há anos trabalhando com isso, já sabem por onde começar a procurar.

E se você quer se tornar cidadão italiano, tenho certeza de que não quer esperar muito, certo?

 

Conclusão


A pesquisa e busca de documentos italianos é uma das etapas do processo de cidadania que mais causam dores de cabeça por dois motivos:

Ou o requerente não tem certeza se tem direito a solicitação e está em uma jornada meio incerta ou o solicitante já sabe que tem descendência, mas não sabe onde encontrar a documentação necessária.

Seja lá qual dos casos for, ao invés de gastar tempo procurando na internet, procure uma empresa especializada em pesquisa e busca de documentos.

As respostas que você tanto necessitam chegarão a você em um tempo bem mais curto.

A Doc Force possui equipe multidisciplinar espalhada pelo mundo, capaz de encontrar certidões e documentos na metade do tempo.

Entre em contato agora e solicite um orçamento.

 

Compartilhe