Com certeza descobrir a origem dos sobrenomes italianos é uma das maiores buscas feitas pelos de ítalo-descendentes.

Um do grande motivo para isso é avaliar se é possível requerer a cidadania italiana. Conhecendo a origem do sobrenome fica bem mais fácil descobrir de onde esse familiar era, para que assim seja possível, por exemplo, ter acesso à certidão de nascimento dele.

Em meio a tudo isso fica então a pergunta: como encontrar os ancestrais na Itália através dos sobrenomes italianos?

Continue a acompanhar o texto até o final para conhecer tudo sobre o tema!

 

Saiba tudo sobre a origem dos sobrenomes italianos


Se você deseja requerer a sua cidadania italiana, precisa saber que é necessário reunir uma lista de documentos para apresentar no momento da solicitação. Dentro dessa grande lista você precisará, por exemplo, da certidão de nascimento e de óbito do seu ascendente italiano que lhe concedeu o direito à cidadania.

Na hora da busca de documentos e certidões, conhecer a origem dos sobrenomes italianos conta muito, pois fica mais fácil compreender a origem do parente. Muitas pessoas acreditam que possuem descendentes onde não têm, por exemplo.

Mas como isso é possível fazer uma pesquisa precisa?

Antes de saber como você pode encontrar seus ancestrais na Itália, torna-se essencial conhecer mais a respeito dos sobrenomes mais comuns advindos de italianos que migraram para o Brasil em séculos passados.

 

Principais sobrenomes italianos


Aqui no Brasil há muitas pessoas com sobrenomes italianos, sejam eles modificados em questão de escrita ou não.

Isso aconteceu por conta da grande imigração italiana para o país. Muitos operários italianos vieram para a região sul e para São Paulo, principalmente. Assim, é comum encontrar pessoas que tenham algum parente que veio da Itália, seja ele pai ou mãe, avô ou avó, bisavô ou bisavó, e assim por diante.

Dentre tantos os sobrenomes de origem italiana, há aqueles que destacam-se por serem mais comuns no país, entre eles estão:

  • Rossi

  • Russo

  • Ricci

  • Barone

  • Bianchi

  • Rosseti

  • Pellegrino

  • Sartori

  • Palmieri

  • Guerra

  • Greco

  • Serra


 

Você possui algum desses sobrenomes? Então é muito provável que tenha algum parente que tenha vindo de terras italianas, o que pode lhe proporcionar o direito à cidadania italiana.

A partir do próximo tópico, portanto, você conhecerá mais sobre como encontrar seus ancestrais na Itália a partir da origem dos sobrenomes italianos.

 



 

Origem dos sobrenomes italianos: Saiba como encontrar seus ancestrais


A internet facilitou muito a busca pela origem dos sobrenomes italianos, o que torna mais simples também a busca de documentos e certidões.

Há diversos sites que permitem que você busque pelo seu sobrenome italiano e saiba de qual local é originário seu ascendente.

Entretanto, nem sempre esses resultados são garantidos, o que faz com muitas vezes contratar uma empresa especializada, como 4DOC.

Voltando aos sites disponíveis, alguns dos melhores são:

  • Cognomix: nesse site você pode descobrir a origem, o significado e a região da Itália onde possui a maior densidade de pessoas com esse sobrenome

  • Ancestry: outro excelente site para encontrar a origem dos sobrenomes italianos, contando com bilhões de registros de diferentes países, sendo pago na maior parte dos seus serviços

  • Family Search: disponibiliza milhões de registros de uma centena de países, o que facilita encontrar não só a origem do sobrenome, como até mesmo certidões necessárias


Apesar dessa facilidade, contar com uma empresa que tenha profissionais que trabalhem com a busca de documentos e certidões para encontrar a origem dos sobrenomes italianos, é sempre mais indicado.

 

docforce- Auxílio na Busca de Documentos


Nós, da docforce, sabemos o quanto a busca de documentos para cidadania estrangeira pode ser um processo trabalhoso para a maior parte das pessoas.

Sabemos que o documento do descendente estrangeiro e demais documentos das pessoas de sua árvore genealógica precisam ser apresentados junto com os seus documentos na solicitação da cidadania.

Por isso, a docforce conta com um corpo de historiadores e pesquisadores no Brasil e no exterior. Ainda que com poucas informações, esses profissionais fazem toda a investigação e localizam certidões de nascimento, casamento e óbito nos mais variados órgãos públicos e privados.

Não deixe de contar conosco para auxiliá-lo nesse processo de descobrir a origem dos sobrenomes italianos!

 

Conclusão


Saber a origem dos sobrenomes italianos é extremamente importante para quem deseja realizar o pedido de cidadania italiana.

Mostramos o quão essencial é esse pesquisa e descoberta, assim como alguns sites onde você pode tentar encontrar as informações que precisa.

Não há dúvidas, entretanto, que a melhor opção é sempre contar com o auxílio de uma empresa, como a 4DOC, para encontrar seus ancestrais na Itália.

Gostou do artigo de hoje sobre a origem dos sobrenomes italianos?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

Compartilhe