Você sabe o que significa a retificação de documentos?

Para quem está buscando dar entrada no processo de cidadania e nunca ouviu falar sobre o tema é importante ressaltar a essencialidade dele para que tudo ocorra da forma certa.

Os documentos que devem ser apresentados aos oficiais para o pedido da dupla cidadania devem passar sempre pela tradução juramentada, por um tradutor oficial ou juramentado.

Nem sempre essa tradução sai completamente correta, por mais que seja realizada por um profissional qualificado.

É daí que vem a importância de se fazer a retificação de documentos, para que assim eles estejam corretos, sem erros existentes e que atrasem o processo de cidadania.

O objetivo desse artigo é justamente falar mais sobre esse ato de correção documental que poderá lhe auxiliar bastante para que sua dupla cidadania seja aprovada o quanto antes.

Quer saber mais sobre o assunto? Então não deixe de acompanhar esse texto até o final!

 

Retificação de documentos: Saiba tudo sobre!


O que é a retificação de documentos?


A retificação de documentos nada mais é do que um processo realizado com o intuito de permitir a correção das certidões de registros civis, como as de nascimento, de casamento e de óbito.

Essas correções são feitas sobre os erros que esses documentos possam vir a apresentar por transcrições incorretas que ocorreram dos registros oficiais, por exemplo.

Quando isso ocorre, a retificação de documentos permite que não venha a haver nenhum problema no processo de dupla cidadania.

Se uma certidão apresentada uma data de nascimento errada, o risco de que isso venha a causar um atraso no seu requerimento de cidadania é muito grande.

É por tudo isso que a correção documental se torna tão importante, evitando problemas no futuro, principalmente, atrasando todo seu planejamento para obter sua dupla cidadania o quanto antes.

Agora que você pôde conhecer mais sobre o que é a retificação de documentos, é hora de saber quem é que pode realizar esse procedimento.

 

Quem faz uma retificação de documentos?


É preciso deixar bem claro que a retificação de documentos somente pode ser realizada por uma pessoa que seja especialista no assunto.

Antes de fazer a correção, entretanto, ele precisa verificar bem o conteúdo do documento para só assim ter certeza de que realmente há algo de errado que precisa ser retificado.

Erra aquela pessoa que tenta, por si só, fazer uma correção em seus documentos, colocando em risco todo o seu processo de cidadania.

É por isso que assessorias especializadas, que contam com profissionais capacitados nessa área, é que podem fazer as retificações com maior assertividade.

Depois de ver mais sobre essa questão, você agora conhecerá a diferença entre a retificação de documentos existente para o reconhecimento de cidadania italiana.

 

Retificação de documentos: Retificação administrativa e retificação judicial


Quando é constatada a necessidade da retificação de documentos, a mesma poderá ser realizada de duas formas: ou via administrativa ou via judicial.

Conheça melhor cada uma delas a seguir!

 

A retificação administrativa de documentos


Essa costuma ser a forma mais barata de ser realizar a retificação de documentos, sendo ela realizada pelo próprio oficial do registro civil, que é o cartório onde a mesma foi lavrada.

O processo em si costuma ser bem simples, mas pode esbarrar na vontade ou não do oficial de realizar a retificação necessária.

A modificação de nome e sobrenome, mesmo com aval judicial, costuma ser negado quanto à retificação pelo profissional do cartório.

É por conta disso que esse tipo de retificação em um determinado documento costuma ser aceito apenas para mudanças de menor magnitude, como é o caso, por exemplo, de mudar uma letra em um nome.



 

A retificação judicial de documentos


A outra forma pela qual você pode realizar a retificação de documentos é pela via judicial, que necessita da instauração de um processo judicial.

Isso é feito com o intuito de permitir que quem está fazendo a requisição tenha uma autorização dentro da lei para que o oficial do registro civil ou cartório faça a modificação necessária.

Apesar de poder ser utilizada para todo tipo de retificação ou correção documental, a via judicial é mais indicada para erros de grande magnitude.

Essa indicação é porque esse tipo de retificação demora mais tempo para ser julgada e aprovada, não sendo indicada para quem precisa modificar apenas detalhes no documento.

 

docforce: Auxílio na Busca de Documentos


Não há dúvidas de que uma assessoria é a forma mais fácil e rápida de realizar a retificação de documentos no processo de cidadania.

Nós, da docforce, sabemos o quanto a busca e a tradução juramentada de documentos italianos para cidadania estrangeira pode ser um processo muito lento e trabalhoso para a maior parte das pessoas.

Sabemos que o documento do descendente estrangeiro e demais documentos das pessoas de sua árvore genealógica precisam ser apresentados junto com os seus documentos na solicitação da cidadania.

Porém, muitas vezes esses descendentes são bisavós, ou ainda tataravós, que estrangeiros ou brasileiros, temos poucas informações, não é mesmo?

Por isso, a docforce conta com um corpo de historiadores e pesquisadores no Brasil e no exterior.

Além disso, contamos com profissionais que realizam a tradução juramentada dos documentos, bem como fazem a retificação dos mesmos sempre que necessário.

Portanto, não deixe de contar conosco para auxiliá-lo nesse processo de realizar a pesquisa de documentos!

 

Conclusão


Como você viu, a retificação de documentos é essencial para o processo de cidadania, entretanto, é preciso que ela seja feita por uma equipe especializada.

Neste texto, mostramos mais sobre o que é a retificação ou a correção documental, bem como tudo o que é necessário para fazê-la da forma certa.

Conte conosco, da 4DOC, para realizar a sua retificação documental da melhor forma!

Gostou do artigo de hoje sobre o que você precisa saber sobre retificação de documentos no processo de cidadania?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

Compartilhe