Você sabe como encontrar parentes na Itália pelo sobrenome deles?

Essa é uma das maiores dúvidas de quem deseja requisitar a cidadania italiana, pois é preciso ter em mãos as certidões do cidadão italiano que lhe concedeu o direito à cidadania.

Na maior parte das vezes, ainda mais quando esse parente é distante, é muito difícil saber de qual cidade da Itália ele veio, o que torna ainda mais complicado ter acesso às certidões dele, principalmente a de nascimento.

Com o advento da internet, hoje em dia é muito mais fácil encontrar seus ancestrais italianos e as informações necessárias a respeito deles.

Esse artigo tem o intuito justamente de mostrar como você pode encontrar parentes na Itália pelo sobrenome, facilitando bastante a sua vida.

Quer saber tudo a respeito do tema? Então não deixe de acompanhar esse texto até o final.

Boa leitura!

 

Saiba como encontrar parentes na Itália pelo sobrenome


Sobrenomes italianos mais comuns


O primeiro passo para encontrar parentes na Itália pelo sobrenome é conhecer quais são os principais sobrenomes italianos.

Esse conhecimento já poderá, por exemplo, permitir que você saiba se realmente possui ascendência italiana para ter o direito de requisitar a sua cidadania.

Os sobrenomes italianos são fáceis de se encontrar pelo Brasil, o que acontece por conta da grande imigração dos italianos para o nosso país entre o final do século XIX e o início do século XX.

Mas dentre tantos sobrenomes advindos dos ancestrais italianos, quais são aqueles mais comuns ou principais? Veja na lista abaixo:

  • Barone

  • Palmieri

  • Serra

  • Greco

  • Martinelli

  • Sartori

  • Rossi

  • Caruso

  • Russo

  • Grassi

  • Bianchi


Se você tiver um desses principais sobrenomes italianos, então esse pode ser um importante indicativo de que possui ascendência italiana.

Mas como exatamente encontrar parentes na Itália pelo sobrenome?

A partir de agora você verá algumas dicas que podem ser consideradas essenciais para que seja possível encontrar seus ancestrais italianos e assim ter as certidões necessárias para realizar o pedido de cidadania italiana.

 

Como encontrar seus parentes na Itália pelo sobrenome?


Conversar com seus familiares é essencial


Antes de qualquer coisa, a primeira dica para que você possa encontrar seus parentes na Itália pelo sobrenome é conversar com seus familiares.

Além dos mais novos, como seus pais, por exemplo, é preciso ir mais longe, até aqueles que são mais velhos, como avó ou avô (ou tios-avôs), seus bisavós ou bisavôs, etc.

Isso irá permitir que você tenha um maior conhecimento a respeito da história da família, principalmente em relação a sobrenomes italianos que tenham sido “perdidos” ou modificados com o tempo.

Alguns dos questionamentos que você pode fazer nessas conversas são:

  • Quais são os nomes dos possíveis ascendentes italianos, bem como dos descendentes diretos deles

  • Qual a região mais provável onde os ancestrais italianos nasceram ou moraram

  • Quais os anos de nascimento, de casamento e de óbito desses ascendentes italianos


Esse é um ponto de partida que será imprescindível para que você possa dar os próximos passos para encontrar parentes na Itália pelo sobrenome.

 

Use a internet a seu favor


A internet facilitou muito a vida das pessoas, incluindo a pesquisa por informações importantes, que para muitos pareciam perdidas.

Entre elas está a questão dos sobrenomes familiares, incluindo a construção de uma árvore genealógica completa, que permite que você conheça todos os seus parentes.

Fazendo uso da internet a seu favor, você pode muito mais facilmente encontrar parentes na Itália pelo sobrenome, facilitando a sua vida e também contando com o auxílio das informações que conseguiu com sua família.

Há distintos sites que podem ser usados com a finalidade de se buscar pelos sobrenomes italianos na internet, como:

 

  • Family Search: esse é um dos mais famosos sites de documentação de informações sobre famílias e sobrenomes, contando com milhões de registros em centenas de países. Além disso, você ainda encontra nesse site dados como certidões (de nascimento, de casamento e de óbito)


 

  • Cognomix: para quem estar tentando encontrar parentes na Itália pelo sobrenome e não possui nenhuma ideia sobre onde começar, com certeza esse é o melhor site de todos. Ele permite que você conheça o significado e a origem de cada sobrenome, além da região da Itália com maior densidade do mesmo


 

  • info: esse é um site bastante similar ao anterior, em que você digita o sobrenome italiano e ele aponta a região onde há registros daquilo que foi buscado



Banco de dados brasileiros é uma terceira opção


Para quem quer ainda mais opções de como encontrar parentes na Itália pelo sobrenome, o banco de dados brasileiros é uma excelente possibilidade de busca.

Dentro dele existem documentos escaneados e muitas informações a respeito dos imigrantes, tudo de modo totalmente gratuito.

 

docforce: Auxílio na Busca de Documentos


Não há dúvidas de que uma assessoria é a forma mais fácil e rápida de encontrar parentes na Itália pelo sobrenome.

Nós, da docforce, sabemos o quanto a busca de documentos para cidadania estrangeira pode ser um processo muito lento e trabalhoso para a maior parte das pessoas.

Sabemos que o documento do descendente estrangeiro e demais documentos das pessoas de sua árvore genealógica precisam ser apresentados junto com os seus documentos na solicitação da cidadania.

Porém, muitas vezes esses descendentes são bisavós, ou ainda tataravós, que estrangeiros ou brasileiros, temos poucas informações, não é mesmo?

Por isso, a docfore conta com um corpo de historiadores e pesquisadores no Brasil e no exterior.

Ainda que com poucas informações, esses profissionais fazem toda a investigação e localizam certidões de nascimento, casamento e óbito nos mais variados órgãos públicos e privados.

Portanto, não deixe de contar conosco para auxiliá-lo nesse processo de descobrir a origem dos sobrenomes italianos!

 

Conclusão


Como você viu, para realizar o pedido de cidadania italiana é preciso ter a certeza de se existe a ascendência que dá direito a ser um cidadão italiano.

Isso pode ser checado pode meio da pesquisa de parentes por meio do sobrenome italiano, que pode ser feito de distintas formas.

Neste texto, mostramos como você pode encontrar parentes na Itália pelo sobrenome de diversos modos, como na internet ou em bancos de dados brasileiros.

Sem sombra de dúvidas, contar com uma empresa de assessoria para realizar essa busca de documentos, como nós da docforce, é a melhor opção.

Gostou do artigo de hoje sobre como encontrar parentes na Itália pelo sobrenome?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

Compartilhe